Para começar a falar sobre sua importância, primeiro vamos compreender o que é e qual é o propósito da Nutrição Funcional.
O que é Nutrição Funcional e como essa ciência surgiu?
Se pudéssemos descrever a Nutrição Funcional em uma única palavra ou expressão, com certeza seria: individualidade bioquímica.
Nessa perspectiva, a Nutrição Funcional pode ser definida como uma ciência integrativa, com embasamento científico, que abrange cinco pilares básicos em sua prática. São eles:
- individualidade bioquímica;
- tratamento centrado no paciente;
- equilíbrio nutricional e biodisponibilidade de nutrientes;
- saúde como vitalidade positiva; e
- teia de interconexões metabólicas.
A Nutrição Funcional foi idealizada pelo médico Jeffrey Bland, co-fundador do Instituto de Medicina Funcional nos Estados Unidos.
No Brasil, a ciência da Nutrição Funcional ganhou notoriedade mais de uma década depois, com a fundação do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional em 2004.
Qual é o principal objetivo da Nutrição Funcional?
Em congruência com os princípios da Medicina Funcional, a Nutrição Funcional busca determinar como e porque as doenças ocorrem, restaurando a saúde através da atuação nos principais fatores causadores de doença para cada indivíduo, no que tange aos aspectos nutricionais.
A Nutrição Funcional visa analisar a interação que existe entre os sistemas orgânicos, com enfoque nas relações entre bioquímica, fisiologia, aspectos emocionais e cognitivos na prevenção e tratamento de doenças. Dessa maneira, seu principal objetivo é corrigir desequilíbrios orgânicos e estabelecer a saúde como vitalidade positiva e não mera ausência de doenças.
Em quê a Nutrição Funcional difere da nutrição tradicional?
Desde o seu surgimento, existem embates na comunidade profissional em relação à forma de abordagem da Nutrição Funcional em relação à nutrição tradicional ensinada nos cursos de formação superior.
Contudo, pode-se dizer que ao invés de vir para trazer divisões, a Nutrição Funcional surge para somar ao conhecimento clássico o princípio do tratamento focado no paciente e seu contexto biopsicossocial, que de certa forma também é abordado na nutrição tradicional.
Porém, a Nutrição Funcional trabalha com ferramentas mais específicas para ter compreensão da visão integrativa das queixas referidas por cada indivíduo, oferecendo tratamento personalizado e indo além da visão puramente biológica do processo saúde-doença. Uma das principais ferramentas que a Nutrição Funcional utiliza para essa visão integrada é a teia de interconexões metabólicas.
Fonte: CARNAUBA; BAPTISTELLA; PASCHOAL, 2018
Importância da Nutrição Funcional
Por fim, chegamos à resposta da pergunta inicial deste artigo. A ciência evoluiu muito em conhecimento sobre nutrição e saúde nas últimas décadas, incluindo a ampliação do entendimento sobre as variações genéticas e respostas individuais a diferentes fatores de risco e agravos à saúde, permitindo intervenções mais assertivas na promoção da saúde, prevenção e tratamento de doenças.
Nesse contexto, a Nutrição Funcional possui importância chave para melhor compreensão global do paciente, o funcionamento de seus sistemas orgânicos a interação com vários aspectos de sua vida nas esferas mental, emocional e espiritual que interferem no seu estado de saúde, possibilitando ao profissional especializado nesse campo do conhecimento uma atuação diferenciada, descentralizando a visão biológica do processo saúde-doença.
Para complementar o entendimento desse tema, separamos alguns artigos e sites de referência para você:
- CARNAUBA, R. A.; BAPTISTELLA, A. B.; PASCHOAL, V. Nutrição clínica funcional: uma visão integrativa do paciente. Diagn. Tratamento, v. 23, n. 1, p. 28-32, 2018. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2018/04/882170/rdt_v23n1_28-32.pdf
- SOUZA, N.; et al. Nutrição funcional: princípios e aplicação na prática clínica. Acta Portuguesa de Nutrição, v. 7, p. 34-39, 2016. Disponível em: https://actaportuguesadenutricao.pt/wp-content/uploads/2017/02/n7a06.pdf
- Site do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional – https://www.ibnfuncional.com.br/_site/
- Site do Institute for Functional Medicine – https://www.ifm.org/
Além disso, aqui no Instituto LG temos a Pós-graduação em Comportamento Alimentar e Nutrição Funcional, que possibilitará uma formação de excelência para uma atuação profissional integrativa ao seu paciente. Matricule-se agora mesmo!